terça-feira, 17 de agosto de 2010
Curiosidades sobre a culinária boliviana.
As comidas típicas da Bolívia diferem de acordo com a região do país. Nas cidades da região ocidental ou andina a base dos pratos é o milho, queijo, carne suína, ovino, batatas, pimenta. Já nas cidades de vale (região central ) como Cochabamba, Tarija e Chuquisaca as comidas são variadas e consume-se bastante verdura, batata, milho e carne bovina. Na região oriental (Santa Cruz, Beni e Pando), os pratos são a base de arroz, mandioca (aipim), carne bovina, queijos, derivados de aves.
Curiosidades sobre a culinária chilena.
A culinária do Chile é muito famosa por seus vinhos. Alguns deles são: Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah de vinho tinto por exemplo. E Chardonnay e Sauvignon Blanc são exemplos de vinho branco.A comida típica chilena caracteriza-se por um aproveitamento dons da terra e do mar. Assim, tal como noutras culturas da América central e do sul, também no Chile o milho é Rei, sendo um dos pratos mais conhecidos o Pastel de Choclo (milho).
Também as Cazuelas (caçarolas) de carne ou de aves, e as Parrillas (muito conhecidas na Argentina), mais especificamente o Asado Chileno à la Parrilla, são populares no Chile.
No Centro-Sul, dominam as carnes sob todas as formas e para todos os gostos.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Bolívia em Charge
Bolívia : Aumento do cultivo da coca.
Por força de um acordo bilateral com o governo do presidente Evo Morales, a Polícia Federal já tem pessoal de inteligência atuando na Bolívia. O objetivo, segundo ele, é identificar a origem da produção e o destino da cocaína.
A produção de cocaína na Bolívia aumentou 35% no ano de 2004 em relação ao ano anterior, segundo um informe das Nações Unidas (ONU), sobre a expansão das drogas no mundo.
Em compensação, houve diminuição da produção da droga na Colômbia que, segundo a ONU, deve-se à luta levada a cabo pelo governo americano, que "parece estar dando frutos". As áreas cultivadas passaram de 160 mil a 80 mil hectares, representando uma diminuição de 50%.
Em compensação, houve diminuição da produção da droga na Colômbia que, segundo a ONU, deve-se à luta levada a cabo pelo governo americano, que "parece estar dando frutos". As áreas cultivadas passaram de 160 mil a 80 mil hectares, representando uma diminuição de 50%.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Curiosidades sobre a cultura boliviana
A cultura da Bolívia tem muitas influências incas e de outros povos índios na religião, música e vestuário, como por exemplo os bem conhecidos chapéus de coco. A festa mais conhecida é o El Carnaval de Oruro, património cultural da UNESCO. O entretenimento mais comum é o futebol, desporto nacional, que é praticado quase em cada canto de rua. Os jardins zoológicos também são uma atracção popular.
Presidente da Bolívia: Evo Morales
Juan Evo Morales Ayma, é o atual presidente da Bolívia e líder do movimento de esquerda boliviano cocalero, uma federação de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação que é mascar folhas de coca. Evo Morales notabilizou-se ao resistir os esforços desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos da América na substituição do cultivo de coca na província de Chapare por bananas originárias do Brasil, embora seja sabido que grande parte da produção de cocaína mundial advenha das plantações bolivianas.
Morales é também líder do partido Movimento para o Socialismo (MAS em língua castelhana) - IPSP (Instrumento Político pela Soberania dos Povos). De origem ameríndia, da etnia aymará, é, junto com Felipe Quispe, um dos indígenas mais famosos da história atual do seu país.
Morales é também líder do partido Movimento para o Socialismo (MAS em língua castelhana) - IPSP (Instrumento Político pela Soberania dos Povos). De origem ameríndia, da etnia aymará, é, junto com Felipe Quispe, um dos indígenas mais famosos da história atual do seu país.
domingo, 8 de agosto de 2010
Clima da Bolívia
O clima da Bolívia varia dramaticamente entre as diferentes regiões do país, apesar que todo o território da Bolívia reside inteiramente no clima tropical, o clima é afetado significativamente das diferenças de altura e precipitação. Por exemplo, a temperatura média anual em La Paz, situada a 3.697 m, é de aproximadamente 8°C, enquanto na cidade de Trinidad, em terras baixas da Bolívia é de 26°C. Na Bolívia, o verão, entre novembro e março, é a estação quente e úmida. Enquanto os meses de inverno, entre abril e outubro, são secos e frios. Bolívia pode ser visitada durante todo o ano, mas a melhor época para viajar éa estação seca e fresca entre abril e outubro.
Bolívia
Governo Evo Moralles
A Bolívia é um país montanhoso de 1.098,581 km². Apenas 1.9% da terra é cultivável e deste percentual, apenas 8% é irrigada
Os Andes atingem na Bolívia sua maior largura, dividindo-se em duas cadeias paralelas, a Oriental e a Ocidental, entre as quais se estende o Altiplano. A cordilheira Oriental é formada por maciços de argilitos, arenitos e quartzitos, ou seja, região extremamente seca, árida. A cordilheira Ocidental consiste em uma série de vulcões, inativos ou extintos, e suas rochas compõem-se de vastas acumulações de lavas. O Altiplano é constituído, essencialmente, por uma longa depressão estrutural, cuja fossa mais importante é ocupada pelo lago Titicaca.
Clima:
Embora dentro da faixa tropical, a Bolívia apresenta uma graduação térmica que varia do calor equatorial das planícies até o frio ártico das montanhas mais altas.
Chile em Charge :]
Charge representando em parte o terremoto no Chile, em que os desabrigados cujas casas foram distruídas pelo abalo sísmico estavam saqueando o supermercado para estocar suprimentos, e em parte a corrupção política no Brasil, em que políticos corruptos roubam o dinheiro público e depois negam que o fizeram .
Clima do Chile
A extensão do Chile por mais de 4600 km de norte a sul significa que o país é afectado por diferentes tipos de clima, no norte o clima é deserto semi-árido que caracteriza o deserto de Atacama e a costa norte, em seguida, encontramos o clima mediterrânico no centro de Chile, o clima de tundra alpine para o leste e sudeste, o clima oceânico do sul, o clima úmido e sub-tropical da ilha de Páscoa.
O clima do Chile, é fortemente influenciado pela fria correntes oceânicas de Humboldt, pela a presença da cadeia dos Andes e pelo Oceano Pacífico. O país há quatro grandes zonas climáticas: Norte do Chile, Chile Central, Sul do Chile e Chile Austral.
Presidente do Chile : Michelle Bachelet
Verónica Michelle Bachelet Jeria, membro do Partido Socialista do Chile, ocupou o lugar de ministra da Saúde no governo de Ricardo Lagos, entre 2000 e 2002, e posteriormente o cargo de Ministra da Defesa, tendo sido a primeira mulher a exercer este cargo na América Latina. Foi eleita presidente do Chile em 2006, para um mandato de quatro anos, sucedendo ao ex-presidente Ricardo Lagos. Durante os primeiros meses do governo de Bachelet, a economia manteve-se em bom estado, seguindo o ritmo herdado do governo Ricardo Lagos. No entanto um fator-chave tem sido o explosivo crescimento do valor do cobre, o principal produto de exportação do país. Em maio de 2006 o valor da libra do produto superou os 3,5 dólares na Bolsa de Metais de Londres, garantindo ao país mais de 6 bilhões de dólares em superávit fiscal até a atual data. Apesar dos altos recursos que o governo tem obtido com o crescimento do metal, este deciciu economizá-lo, o que vem provocando críticas também dentro da aliança que forma seu governo. No entanto uma preocupação crescente tem sido a constante queda do valor do dólar, produto do aumento das divisas circulantes no país, prejudicando diretamente exportações.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Chile
Chile: aspectos naturais, governo de Michelle bachelet, economia, terremoto e cultura
Geografia de Chile
Uma longa e estreita faixa costeira do Cone Sul, no lado oeste da Cordilheira dos Andes, o Chile se estende por 4.630 quilômetros de norte a sul, mas apenas em 430 quilômetros em seu ponto mais largo de leste a oeste. Isto abrange uma notável variedade de paisagens. O país contém 756 950 quilômetros quadrados da área de terra.
O norte do Deserto do Atacama contém uma grande riqueza mineral, principalmente de cobre e nitratos. O relativamente pequeno Vale Central, que inclui Santiago, domina o país em termos de população e de recursos agrícolas. Esta área também é o centro histórico do qual o Chile se expandiu no final do século XIX, quando integrou as regiões do norte e do sul. O sul do Chile é rico em florestas, pastagens e apresenta uma série de vulcões e lagos. A costa sul é um labirinto de penínsulas de fiordes, enseadas, canais e ilhas.O país está localizado no Círculo de fogo do Pacífico, região no entorno da placa de Nazca, que concentra 90% da sismicidade e vulcanismo do planeta.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
América do Sul
A América do Sul é um subcontinente que faz parte da porção meridional da América. Sua extensão é de 18 milhões de km², abrangendo 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial. Une-se à América Central, ao norte. Tem uma extensão de 7.500 km desde o mar do Caribe até o cabo Horn, ponto extremo sul do continente. Os outros pontos extremos da América do Sul são: ao norte a Punta Gallinas, na Colômbia, ao leste a Ponta do Seixas, no Brasil, e a oeste a Punta Pariñas, no Peru. Seus limites naturais são: ao norte com o mar do Caribe; a leste, nordeste e sudeste com o oceano Atlântico; e a oeste com o oceano Pacífico.
Que tal conhece-la ?
Beijosmil Júlia e Dolores
http://www.inpi.gov.br/noticias/cooperacao-na-america-do-sul-podera-ser-financiada-pelo-bid/image
http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_do_Sul
Assinar:
Postagens (Atom)